06/12/2011

Cronologia - Parte 2 - Eventos anteriores a Resident Evil 0 e Rebirth

01 - 07 de Março de 1998

RE3 - Mercenary's Diary (data estimada)

Um soldado é falsamente acusado e condenado a pena de morte em um país estrangeiro, mas recebe uma nova chance de vida ao ser recrutado pela Umbrella e inicia seis meses se intenso treinamento.


[6 meses antes de 01 de Setembro só pode ser a primeira semana de Março. Ele não diz qual era a acusação.]


Segunda quinzena de Março de 1998

RE2 - Leon A/Leon B (data estimada)

O namorado de Ada, John desaparece repentinamente. Ele trabalhava para o escritório da seção de Chicago da Umbrella, mas fora transferido para o laboratório na propriedade de Spencer nas montanhas Arklay como novo chefe de pesquisas em 1991.

[Ada diz que seu namorado desapareceu a 6 meses, mas isto é suspeito já que ela mente sobre tudo que diz respeito a sua vida particular. De fato a John's Letter encontrada em RE1 e RER tem um relato que indica que Ada estaria familiar com o laboratório da Mansão de Spencer. No entanto há muita verdade nas mentiras de Ada, então eu aceitaria que seis meses seria o tempo em que John foi impedido de sair da mansão por causa dos experimentos e testes que se iniciaram nesta época na mansão. Já sabemos que John trabalhava em Arklay muito antes desta data graças ao Wesker's Report II (veja acima).]


06 de Abril de 1998

RE2 - Secretary's Diary A

O Chefe do R.P.D. Brian Irons repreende sua secretária por mover uma de suas estátuas de pedra que ficavam no corredor do segundo andar da Delegacia.


25 de Abril de 1998

RE3 - Secretary's Diary A

A secretária do Chefe Irons percebe que as obras de arte da coleção do Chefe valem centenas de milhares de dólares. Ela se pergunta onde ele conseguia este dinheiro.


09 de Maio de 1998

RE1/RER - Keeper's Diary

O caseiro da mansão de Spencer jogou pôquer com outros empregados; Scott, um dos guardas, Steve, um dos cientistas, e Alias outro funcionário. O caseiro acha que Steve estava trapaceando.


10 de Maio de 1998

RE2 - Secretary's Diary A

Chefe Irons adquire uma nova obra de arte, a pintura de uma mulher nua sendo enforcada. Sua secretária o vê olhando maliciosamente para o quadro.


RE1/RER - Keeper's Diary


Um cientista de alta posição pede ao caseiro para cuidar de um novo tipo de B.O.W. que segundo ele parecem-se com gorilas sem pele. Ele alimenta-os com um porco vivo e eles o rasgam ao meio brincando com ele antes de comê-lo.

[Esta descrição aparenta ser de Chimeras. ]


11 de Maio de 1998 5:00 da manhã

RE1/RER - Keeper's Diary
RES - Report on Destroyed Raccoon City
RES - Umbrella Top Secret File

Um acidente no laboratório abaixo da mansão de Spencer espalha o T-virus sobre a área. O guarda Scott trás uma roupa de proteção a risco biológico para o caseiro vestir.

[Este é o dia em que o T-Vírus foi liberado em Arklay. Em RE0, sabemos que o acidente foi causado propositalmente por Marcus. Isto deixa a dúvida de como o vírus foi solto no laboratório.]


RE1/RER - Plant 42 Report (data deduzida)

Um dos cientistas enlouqueceu e quebrou o aquário que ficava abaixo da Guardhouse (casa de guarda), inundando todo o porão (e acidentalmente libertando algumas B.O.W.'s Neptune).

[Isto aconteceu "imediatamente após o incidente", o que implica que foi no mesmo dia. Este cientista maluco é provavelmente alguém que estava desenvolvendo os sintomas do vírus.]


12 de Maio de 1998

RE1/RER - Keeper's Diary

A pele do caseiro começa a coçar sob a roupa de proteção. Ele não havia alimentado os cães (Cerberus).


13 de Maio de 1998

RE1/RER - Keeper's Diary

O caseiro vai até a enfermaria para examinar o inchaço em suas costas que estava coçando. O médico fez um curativo e disse que ele não precisava mais vestir o traje de proteção.


CV - Prisioner's Diary

Um novo prisioneiro foi trazido para a prisão da Ilha Rockfort. No alojamento dos prisioneiros ele conheceu Robert Dorson, o antigo secretário de Alfred Ashford que dormia na beliche abaixo dele.


14 de Maio de 1998 (manhã)

RE1/RER - Keeper's Diary

O caseiro encontra outra bolha em seu pé, ele tinha que arrastar a perna enquanto andava. Ele também descobre que vários cães haviam escapado de seus canis, e se preocupa em ficar com problemas com seus superiores.


RE3 - Manager's Diary

O sistema de destruição de cobaias na fábrica da Umbrella próximo ao Parque é completado, mas não está 100% estável.


15 de Maio de 1998

RE1 - Keeper's Diary

O caseiro decide tirar folga e visitar sua namorada Nancy, mas ele foi impedido de sair da propriedade de Spencer por um guarda. Ordens da companhia.

[Este relato é exclusivo de RE1, não esta presente na versão do diário encontrada em RER.]


RE1/RER - Plant 42 Report (data deduzida)


A planta no ponto 42 da propriedade de Spencer começa a crescer a uma taxa incrivelmente rápida, possivelmente por causa das químicas contidas na água que inundou o porão da guardhouse após a ruptura do aquário.

[Isto aconteceu "4 dias após o acidente", que ocorreu em 11 de Maio, isto provavelmente indica que a planta começou a crescer no dia 15 de Maio, mas Henry Sarton termina de escrever o relatório e data-o no dia 21.]


Noite de 15 de Maio 1998

RE1 - Keeper's Diary (data deduzida)

Um dos cientistas tenta escapar da propriedade de Spencer e é fatalmente ferido por um tiro de um guarda.

[Ocorreu na noite anterior ao dia 16, segundo o relato do caseiro.]


16 de Maio de 1998

RE1 - Keeper's Diary

O corpo inteiro do caseiro queimava e coçava. Um pedaço de carne podre caiu de seu braço inchado enquanto ele coçava.



CV - Prisioner's Diary

Robert Dorson diz ao novo prisioneiro da ilha Rockfort como ele costumava trabalhar para Alfred Ashford até ele ser aprisionado por um insignificante engano.



19 de Maio de 1998

RE1/RER - Keeper's Diary

A transformação do caseiro em um cadáver ambulante esta virtualmente completa e sua mente praticamente se foi. Ele mata e come o guarda, Scott, mas ainda consegue rabiscar alguma coisa legível sobre isso em seu diário.

[A próxima página do diário esta escrita "4. Coceira. Saboroso." O número poderia estar se referindo a uma data (04 de Junho?), mas neste ponto eu duvidaria que o caseiro conseguisse ter noção de datas.]


20 de Maio de 1998

RE3 - Manager's Diary

O gerente da fábrica de destruição de detritos acidentalmente se tranca na sala de tratamento por uma hora enquanto checava o equipamento.


CV - Prisioner's Diary


Vários soldados levam Robert Dorson do alojamento dos prisioneiros para um misterioso prédio atrás da guilhotina colocada no recinto da ilha Rockfort. O novo prisioneiro preocupa-se com Robert, porque ninguém levado àquele prédio voltou, mas sacolas com corpos são freqüentemente vistas sendo carregadas pra fora de lá. O novo prisioneiro faz planos para escapar a meia noite e encontrar Robert.


10:00 da noite

RE1 - Scrapbook

O corpo mutilado de uma jovem de 20 anos é encontrado na margem esquerda do Lago Marble no antigo distrito Cider de Raccoon City.

21 de Maio de 1998 (de manhã bem cedo)

CV - Prisioner's Diary

O novo prisioneiro escapa da prisão e vai procurar Robert e rapidamente lamenta ter feito isso. Ele escuta os gritos de Robert vindos do estranho prédio, acompanhados por uma insana e horripilante gargalhada.


RE1/RER - Plant 42 Report

Henry Sarton, um dos cientistas que ainda estão vivos na propriedade de Spencer, completa seu relatório descrevendo a Planta 42. Neste ponto vários funcionários já morreram vitimados pela planta.


22 - 31 de Maio de 1998

RE1/RER - V-Jolt Report (data estimada)

Henry Sarton tenta identificar químicas que podem ser usadas para destruir a Plant 42.

[Eu assumi que Sarton começou seus experimentos para acabar com a Planta 42 imediatamente após concluir o relatório sobre ela. Se o Suicide Note é o relato do último cientista sobrevivente (veja abaixo), eu diria que Sarton teve até inicio de Junho para completar seus estudos.]


27 de Maio de 1998

RE1 - Scrapbook

O jornal Raccoon Times publica a manchete da andarilha mutilada encontrada no lago Marble no distrito de Cider.


CV - Prisioner's Diary


O novo prisioneiro permanece como a última pessoa nas celas da prisão na ilha Rockfort. Ele descobre que será o próximo a ser levado ao misterioso prédio. O diário termina aqui.


Primeira quinzena de Junho de 1998

RE1/RER - Researcher's Will (data estimada)

Martin Crackhorn, na mansão de Spencer, escreve uma nota de suicídio para sua namorada Alma, descrevendo sua inevitável transformação em um zumbi.

[Ele diz que o incidente foi no "mês passado", logo só poderia ele estar no inicio de Junho. E John escreve sua carta para Ada em 08 de Junho, então Crackhorn pode ter escrito seu testamento após esta data. Como ele relata que zumbis estão batendo a sua porta, ele se trancou em sua sala, logo não teria como ele saber ao certo se era o último sobrevivente. Minhas estimativas para as datas do testamento de Crackhorn e para o relatório de Sarton são um tanto arbitrárias, mas eu não poderia deixar de incluir estes files.]


07 de Junho de 1998

RE3 - Manager's Diary

O número de corpos para serem eliminados na fábrica esta aumentando, mas o sistema de eliminação não esta funcionando tranqüilamente. O gerente da fábrica esta ficando muito frustrado com os funcionários da fábrica.

[Estes corpos provavelmente são gerados pelo ininterrupto trabalho do Doutor Birkin para desenvolver o G-vírus. De fato, acredito que a Disposal Factory (Fábrica de eliminação) de RE3 esta interligada com a Vacant Factory (Fábrica Vazia) que fica acima do laboratório de RE2 onde Dr. Birkin trabalha. (Assim em cada game estivemos explorando partes diferentes de um mesmo complexo industrial). Faz mais sentido que fábricas de eliminação sejam convenientemente próximas do local onde são gerados os corpos, já que seria um risco para Umbrella transportar estes detritos através da cidade. Sobre isso veja a seção F.A.Q.]



08 de Junho de 1998
RE2 - Secretary's Diary B

Chefe Irons ficou extremamente furioso com sua secretária só por ela estar limpando o escritório. A secretária pensou seriamente que o chefe ia agredi-la.

[Acredito que ela estivesse realizando sua faxina perigosamente próxima ao quadro que esconde a passagem secreta.]



RE2 - Secretary's Diary B, N64 ver. (data deduzida)

Após expulsar sua secretária do escritório, Chefe Irons tranca-se dentro de sua sala e recusa-se a sair.

[Dois dias antes do registro de 10 de Junho segundo a versão N64 do documento.]


RE1 - Research's Letter / RER - Letter of a Researcher

John, um dos cientistas infectados pelo T-virus na mansão de Spencer, escreve uma carta de adeus à sua namorada Ada Wong. Ele pede à ela que fizesse com que as atividades da Umbrella se tornasem de conhecimento público através da Mídia, e pede que ela o mate caso o encontre "completamente transformado."

[Isto trás a questão de como Ada estaria familiar com a propriedade de Spencer nas montanhas Arklay e porque John pensa que ela encontraria a carta. Teria ela no passado visitado o laboratório ? Provavelmente, o apaixonado John deve ter dito a pedido de sua amada, tudo sobre o laboratório na mansão e seu trabalho ( já que ela parece tão interessada em seu trabalho). Talvez, assim como Martin Crackhorn alega na parte perdida de sua carta, que não podia falar sobre o que acontecia na mansão por causa do cara de "óculos escuros", as correspondências dos cientistas com seus familiares deviam passar por alguma fiscalização. Provavelmente por isso, John não deve ter dito a Ada a exata localização da mansão, mas já que, quem fiscalizava estas cartas era Wesker em pessoa, provavelmente deve ter deixado que alguma informação importante chegasse até Ada. Convém lembrar que no Wesker Report II, o próprio Wesker questiona o modo de ser de John, dizendo que ele era muito certinho. Wesker diz ter ouvido sobre ele na seção de informações, e que todos em Arklay concordavam que se alguma informação sobre o projeto vazasse, seria por culpa de John. O que explica o porque de Ada saber que a última localização de John fora Raccoon City. E nós sabemos que Ada trabalha para a mesma organização a qual Wesker se aliou após trair a Umbrella. John esperava então que ela viesse a Raccoon City e encontrasse a mansão (veja a seção F.A.Q.)]


10 de Junho de 1998

RE2 - Secretary's Diary B, N64 ver.

Chefe Irons ainda esta trancado em seu escritório e não sai por razão nenhuma. Rumores começam a se espalhar entre os policiais do R.P.D. sobre o estranho comportamento do chefe.


Início da noite de 15 de Junho de 1998

RE2 - Secretary' Diary B (hora estimada)

A secretária do Chefe descobre alguns dos segredos de Irons (provavelmente a sala de tortura). Ela percebe que sua vida corre perigo. O diário termina aqui.

[O diário diz " esta ficando tarde," implicando que isto ocorreu no início da noite.]


16 de Junho de 1998

RE1 - Scrapbook

O Raccoon Times relata muitos ataques de "cães selvagens" nas montanhas Arklay.


22 de Junho de 1998

RER - Suicide Note

Um cientista se vê obrigado a matar seu companheiro que estava desenvolvendo os sintomas da infecção do T-Vírus. Ele deixa o corpo no banheiro. Após isto ele acha ser o único sobrevivente na mansão. Ele decide suicidar-se ao invés de se tornar um zumbi.

[Este cientista anônimo é ao certo o último sobrevivente na mansão. Pois em RE1 não existia este file. E também esta é a última data de um relato na mansão após o incidente.]


24 - 30 de Junho de 1998

RE1/RER - Game (data estimada)
RE2 - Film D

Rebecca Chambers é recrutada para os S.T.A.R.S. para servir como médica da equipe Bravo. Ele também faz parte da liga interna de Basquete do R.P.D.

[Rebecca diz a Chris que ela "juntou-se à equipe Bravo no mês passado". Os S.T.A.R.S. provavelmente a recrutaram no final de Junho, quando os assassinatos nas montanhas Arklay estouraram. Já o fato de ela jogar basquete eu retirei da foto secreta, (eu não resisti em incluir isto).]



28 de Junho de 1998
RE2 - Sewer Manager's Diary

Don Weller, o transportador de químicas do laboratório de Raccoon City, voltou a trabalhar após ter ficado doente e de cama até o dia anterior. O gerente do esgoto nota que ele está transpirando muito e se coçando incessantemente.

[Um dos primeiros casos de T-virus na cidade de Raccoon? Eu duvido que o vírus das montanhas Arklay já tenha alcançado os limites da cidade ( o que fica muito claro no relatório de Nicolai Ginovaef encontrado em RES ). Weller transporta químicas de acordo com o sewer manager's fax, então é possível que ele foi infectado na fábrica onde aquele sistema de eliminação de cobaias não esta funcionando corretamente. A menos, é claro, que seu trabalho incluísse visitas ao laboratório de Arklay, e que ele tenha ido lá bem antes do acesso a mansão se tornar restrito. Veja a seção F.A.Q. ]



07 de Julho de 1998

RE2 - Sewer manager's Diary

O gerente do esgoto nota que o Chefe Irons esteve visitando o laboratório freqüentemente, e aparentando estar mais zangado ultimamente.


09 de Julho de 1998

RE1 - Scrapbook

Devido aos ataques e assassinatos na floresta, a estrada para as montanhas Arklay é bloqueada pelas autoridades de Raccoon City. O R.P.D. encarrega os S.T.A.R.S. de procurar por pessoas desaparecidas. Desta vez "monstros grotescos" foram vistos nas montanhas. Os membros de uma família que viviam isolados em uma casa nas montanhas foram encontrados mortos, os corpos traziam marcas que aparentemente indicavam que o ataque foi realizado por um grupo com cerca de 10 pessoas. As vítimas foram devoradas vivas. Pensou-se na existência de uma seita ou culto macabro nas montanhas Arklay.


10 - 16 de Julho de 1998

RE1 - Fax (data estimada)

Um relatório do Comitê Especial sobre os desastres do Departamento de Pesquisa Especial da Umbrella é submetido ao Gerente Geral da Divisão Sanitária da Umbrella, sumarizando os resultados da investigação do comitê sobre o acidente na propriedade de Spencer. O relatório indica através do Sistema de Segurança do Laboratório que ainda esta operacional, que a maioria dos cientistas e guardas estavam mortos pela exposição ao T-vírus. O relatório também alarma sobre o surto de T-vírus poder estar fora de controle, e comprometendo o segredo das atividades da Umbrella, especialmente devido a intervenção da polícia estadual e dos S.T.A.R.S.

[Se a polícia e os S.T.A.R.S. já estão intervindo, isto ocorreu próximo ao dia 9 de Julho, talvez em uma semana. Este relatório só pode ter sido feito por uma das equipes de investigação, no entanto sabemos que a primeira equipe de investigação que chegaria ao centro de treinamento abandonado será enviada alguns dias mais tarde (ver abaixo). O que indica que este relatório foi feito por uma equipe que investigou somente a mansão de Spencer.]


14 de Julho de 1998

RE0 - Passenger's Diary

Um dos passageiros do trem que seguiria rumo as montanhas Arklay, escreve em seu diário sobre o fato dele pertencer a uma das
equipes que irão investigar o que restou de um laboratório abandonado nas montanhas Arklay. Divididos em dois grupos, o
seu seria o primeiro a checar o que restara do experimento abandonado.

[Com os caos espalhado pelas imediações de Arklay, tem-se aqui um dos primeiros registros de uma equipe de investigação enviada pela própria Umbrella.]


16 de Julho de 1998

RE0 - Passenger's Diary

 O passageiro relata que a produção de um certo tipo de B.O.W (Tipo Y139) teve de ser suspensa devido a investigação. Haviam
muitas dúvidas sobre os efeitos do T-Vírus crustáceo e ele se perguntava se o laboratório que estavam indo explorar
possuiria algo que pudesse ajudar nesta pesquisa.


RE3 - Manager's Diary

A fábrica de eliminação não esta conseguindo descartar a acumulação de corpos infectados.


19 de Julho de 1998

RE0 - Passenger's Diary

O dia da exploração no laboratório abandonado se aproximava, no entanto ele se preocupava com os relatos dos jornais e da tv
de Raccoon City que falavam sobre crimes bizarros nos subúrbios próximos da área deste laboratório. Ele se perguntava se
isto era causado pelo vírus.


17 - 23 de Julho de 1998

RE1/RER - manual (data estimada) (eventos deduzidos)

Para agir de acordo com os bizarros incidentes nas montanhas Arklay, Albert Wesker recruta novos membros para os S.T.A.R.S., e alista-os para agir em Raccoon City. Wesker reúne os mais experientes na equipe Alpha, e assume o posto de líder. Sob seu comando estão o especialista em Armas Barry Burton, o atirador Chris Redfield, a expert em máquinas Jill Valentine, e o piloto Brad Vickers. O membro da equipe Bravo Joseph Frost é promovido para servir como explorador de campo da equipe Alpha, vários membros do time Bravo invejam sua promoção. Membros da equipe Alpha começam a chegar em Raccoon para dar suporte à equipe Bravo, cuja equipe consiste de : Enrico Marine o líder da equipe. o atirador Forest Speyer, o explorador de campo Kenneth J. Sullivan, e o piloto Kevin, o co-piloto Edward Dewey, além da médica Rebecca Chambers, a membro mais jovem do grupo.

[Toda a informação acima é baseada no que é encontrado no manual de RE1 e RER e na biografia dos personagens. O manual implica que a equipe Alpha é reunida pouco antes dos eventos do game (' novos membros chegaram à cidade de Raccoon tarde do dia'). Futuramente Chris e Rebecca só se conhecem na mansão. Portanto as ações dos S.T.A.R.S que são realizadas em 9 de Julho só podem ser atribuídas ao time Bravo.]



21 de Julho de 1998
RE2 -Sewer Manager's Diary
RE2 - Sewer Manager's Diary, N64 Ver.

O Gerente do esgoto esta incomodado por raramente ter a chance de beber por ter que trabalhar no turno do cemitério. Ele nota que um empregado bem vestido começou a trabalhar no laboratório secreto subterrâneo da Umbrella.

[É bem provável que este novo empregado seja Wesker, pois sabemos em RE0 que ele esteve ao lado de Birkin durante os eventos que antecederam RER. Neste meio tempo a Fábrica de Eliminação já estava lotada de corpos infectados para serem dissolvidos, como sugerido acima estes corpos eram gerados pelo trabalho de Birkin em desenvolver o G-vírus ( ver 7 de Junho e 16 de Junho).]



2:13 da manhã de 22 de Julho de 1998

RE1 - Orders / RER - Mail from the Chief of Security

O líder dos S.T.A.R.S. Albert Wesker é ordenado pela Umbrela para fazer o seguinte no decorrer da semana: 1) Atrair os S.T.A.R.S. para a propriedade de Spencer para observá-los na luta contra as B.O.W. (Bio-Organic Weapon) Armas Bio-orgânicas; 2) Coletar dois embriões de cada tipo de B.O.W. excetuando o Tyrant, e 3) Destruir os laboratórios das montanhas Arklay.

[O nome de Wesker não é mencionado neste file, mas é óbvio que as instruções eram para ele.]


2EX - Rebecca's Report

RE0 - Court Order for Transportation

O segundo tenente da marinha Billy Coen é julgado pela corte marcial sob a acusação de assassinato em primeiro grau e condenado à morte. Ele é transferido para a Base Regarthon escoltado por fuzileiros navais através das montanhas Arklay, ele deverá ser executado na chegada.

Nenhum comentário: