08/12/2011

Cronologia - Parte 6 - Após a destruição de Raccoon City até Resident Evil Survivor

4 de Outubro de 1998
RES - Restaurant Manager's Diary

Notícias da destruição de Raccoon City começam a se espalhar na ilha Sheena. Há vagos detalhes sobre os cidadãos terem sido transformados em zumbis, e rumores diziam que a Umbrella estaria por trás do incidente.


6 de Outubro de 1998
RES - Restaurant Manager's Diary

Mais rumores sobre Raccoon City circulam pela ilha Sheena. Supostamente, um empregado chamado William Birkin criou um vírus chamado T ou G ou alguma coisa, havia tentado ficar com o vírus para si mesmo e tornou-se um monstro quando injetou o vírus em seu próprio corpo. O vírus vazou para os esgotos onde foi espalhado pelos ratos por toda a cidade.

[Parcialmente verdadeiro: todas as evidencias em RE2/3 indicam que um surto já estava acontecendo em Raccoon City desde os incidente nas montanhas Arklay. Mas um vazamento adicional de vírus causado pela operação da equipe de Hunk causou a epidemia que espalhou-se rapidamente. Ver F.A.Q.]


RES - Report on Destroyed Raccoon City

Nicholai Ginovaef submete seu relatório de táticas e dados de combate sobre B.O.W., incluindo Nemesis, como observado por ele em Raccoon City.


07 de Outubro de 1998
RES - Church Manager's Diary

Os líderes da ilha Sheena encontram-se com o comandante Goldman e são informados da destruição de Raccoon City. A culpa é colocada sobre Dr. Birkin que traiu a Umbrella. Na reunião é decidido que uma vigilância deve ser feita sobre os funcionários, e que qualquer traidor seja executado imediatamente.


08 de Outubro de 1998
RES - Restaurant Manager's Diary

O Gerente do restaurante na ilha Sheena ouve de um empregado da Umbrella que existe T-vírus armazenado nesta ilha. O gerente começa a pensar seriamente em deixar de trabalhar para a Umbrella e deixar a ilha temendo que aconteça o mesmo que ocorreu em Raccoon City.


RES - Young Man's Diary (09 de Outubro presumido incorretamente)

 Um dos prisioneiros na ilha Sheena percebe que os empregados da Umbrella estão visivelmente abalados e que a segurança na prisão não é tão rigorosa. Há rumores entre os prisioneiros que um terrível acidente ocorreu em um laboratório da Umbrella na América. Os prisioneiros preparam-se para executar um plano de fuga.


09 de Outubro de 1998
RES - Young Man's Diary (10 de Outubro presumido incorretamente)

Vinte prisioneiros na ilha Sheena decidem sobre sua rota de escape e fazem as preparações finais. Eles executariam seus planos as 11:00 da noite.


11:00 da noite
RES - Vincent's Diary (data deduzida)
RES - Young Man's Diary (10 de Outubro presumido incorretamente)

Vinte prisioneiros causam uma rebelião e na tentativa de fugir são mortos a tiros pelo Comandante Goldman em pessoa.

[Aqui esta a maior contradição das datas que não pode ser resolvida. Ambos os diários de Andy e Vincent apontam no registro de 10 de Outubro que a tentativa da fuga ocorreu na noite anterior (ou seja no dia 09). Então a data do diário do prisioneiro deveria estar errada. É razoável que os prisioneiros possam ter perdido a noção do tempo, especialmente por serem constantemente drogados. Isto, é claro, chama a atenção para que todas as outras datas do diário dele poderiam estar erradas. Para resolver isso um pensamento me ocorreu; muitos escrevem os acontecimentos em seus diários após eles terem ocorrido, mas outros os fazem durante o desenrolar dos acontecimentos, estas opções podem ser aplicadas sobre estes casos, mas eu não escrevo diários e nem conheço outra pessoa que o faça fora do universo de Resident Evil, então o que eu sei?]

10 de Outubro de 1998
RES - Vincent's Diary

Vincent ordena ao Chefe da Prisão que relate o incidente da fuga como um suicídio em massa e faz outros planos para esconder a verdade do Q.G. da Umbrella.


RES - Janitor Andy's Diary

Andy Holland ouve vagas histórias sobre o incidente na tentativa de fuga em massa da prisão.


15 de Outubro de 1998
RES - Lott's Diary

Lott Klein ouve que o Comandante Vincent assassinou os prisioneiros da Ilha Sheena que tentaram fugir. Lott se pergunta porque Vincent teve que matá-los, já que eles eram "inferiores" . Ele começa a questionar se as coisas que foram ditas a ele eram verdade.


20 de Outubro de 1998
RES - Prison Chief's Diary

O Q.G. da Umbrella responde ao falso relatório do suicídio em massa de vinte prisioneiros. O Quartel-General não parece suspeitar que o relatório era falso e comunicam que pretendem substituir as "cobaias" . Contudo, o Chefe da Prisão lamenta estar mentindo para seus superiores e ainda esta horrorizado com a crueldade de Vincent.


CV - Worker's Diary

Um motorista trabalhando no transporte da Fábrica da Umbrella na Antarctica torna-se desgostoso com seu tratamento rebaixado e com a extrema demanda de trabalho.


03 de Novembro de 1998
CV - Worker's Diary

O motorista da fábrica na Antarctica tem suas férias repentinamente canceladas por Alfred Ashford devido a falta de mão-de-obra. Ele esta bem chateado, pra não dizer coisa pior.


05 de Novembro de 1998
CV - Worker's Diary

Outro trabalhador que esta na base da Umbrella na Antarctica por oito anos conta ao motorista sobre uma história de uma pessoa chamada "Nosferatu", que vivia aprisionada nas profundezas da fábrica por mais de dez anos. O motorista acha a história ridícula, mas todo mundo na base parece temer esta pessoa.


07 de Novembro de 1998
RES - Vincent's Diary

Ark Thompson, que investigava a Umbrella a pedido do seu amigo Leon S. Kennedy, consegue penetrar na ilha Sheena, ele tem suas ações suspeitas sendo observadas por Lott. O garoto relata o que viu ao Comandante Vincent.

[Ver 8-9 de Novembro abaixo]


08 de Novembro de 1998
RES - Vincent's Diary

Vincent descobre que os empregados da Umbrella na Ilha Sheena estão tentando obter evidencias do incidente na prisão e do relatório falsificado para submetê-las ao Q.G. da Umbrella. O Comandante esta convencido que o espião tem alguma coisa a ver com esta rebelião fomentada na ilha.


09 de Novembro de 1998
RES - Janitor Andy's Diary
RES - Flashback

Ark entra nos esgotos da ilha e se passa pelo Comandante Vincent quando conhecesse o zelador Andy. Andy fotografa Ark, o que o deixou bastante irritado. Lott, que estava sorrateiramente seguindo Ark, presencia o encontro e diz ao verdadeiro Vincent que o espião se passou por ele.

[Há uma discrepância entre as datas das diários de Vincent e Andy. De acordo com o diário de Vincent, Lott relatou o espião no dia 07 de Novembro. Mas o flashback dentro do jogo implica que Lott informou Vincent somente após presenciar Ark se passando pelo Comandante, que ocorreu em 09 de Novembro (Janitor Andy's Diary). Nós só podemos presumir que Lott viu Ark invadir a Ilha e bisbilhotando as redondezas por volta de 07 de Novembro. Lott relatou isto a Vincent e continuou a seguir Ark. Lott fornece a Vincent múltiplos informes atualizados, em particular quando Lott vê Ark se passando pelo Comandante.]


10 de Novembro de 1998 (meia-noite)
Cv - Worker's Diary

O motorista da base da Umbrella na Antarctica é acordado por um estranho gemido ou rosnado vindo do subterrâneo. Ele pensa ser um idiota por deixar que as histórias dos outros o afete.


15 - 19 de Novembro de 1998
RES - Vincent's Tapping Record (data estimada)

Os empregados da Umbrella na Ilha Sheena conseguem juntar evidências em fita necessárias para desacreditar o Comandante Goldman, provando que ele assassinou os prisioneiros no mês anterior, ocultando a verdade do Q.G. da Umbrella e assassinou um de seus colegas para obter sua promoção original.

[Isto ocorreu antes do registro do dia 19 de Novembro no diário de Vincent, mas após o início da semana (15 de Novembro), já que oficiais da Umbrella estavam para vir na "próxima semana" de acordo com ambos Vincent's Tapping Record e Vincent's Diary. Sim, eu chequei um calendário de 1998.]


19 de Novembro de 1998
RES - Vincent's Diary

Vincent Goldman descobre que outros empregados da Umbrella na ilha Sheena estão se preparando para entregar evidências de suas atividades para as pessoas do Q.G. da Umbrella, que estariam entregando novos prisioneiros na próxima semana.


22 de Novembro de 1998
RES - Vincent's Diary

O Comandante Vincent espalha o T-Vírus por toda a Ilha Sheena de uma maneira calculada para parecer acidente. Ele então faz planos para se livrar do espião.


23 de Novembro de 1998
RES - Lott's Diary

A ilha esta sobre pânico total. Existem criaturas matando pessoas. Lott se vê sendo atacado pelas mesmas pessoas que costumavam ser legais a ele (zumbis).


24 de Novembro de 1998
RES - Lott's Diary

Os pais de Lott e Lilly Klein transformam-se em zumbis. Um dos sobreviventes diz a Lott que o Comandante foi quem fez com que as pessoas da Ilha se tornassem zumbis. Lott esta determinado em sobreviver, proteger sua irmã e escapar.


(noite)RES - Intro e Flashback (data deduzida)

Ark Thompson aproveita-se do caos na Ilha Sheena para penetrar no prédio do escritório da Umbrella e obter informações na sala do Comandante Vincent. O Comandante pega Ark em flagrante, mas o espião ataca Vincent deixando-o no chão segurando sua corrente de identificação. Ark escapa em um helicóptero no telhado do prédio. Vincent Goldman, contudo, consegue pular e agarrar o helicóptero pela parte de baixo enquanto Ark decolava. Determinado a impedir que Ark escape, Vincent atira causando uma explosão. Ark não consegue manter o controle do helicóptero danificado e perde altitude, Vincent cai de uma curta distância em um beco abaixo enquanto Ark cai com o helicóptero próximo as ruas da cidade.

[Eu coloquei os acontecimentos de RES na noite do mesmo dia do registro no diário de Lott. Fiz isso porque eu não vejo como um monumental idiota do calibre de Lott poderia durar mais que um dia em uma ilha cheia de monstros.]


RES - Game (data deduzida)

Arrastando-se para fora das ruínas do helicóptero, Ark descobre que não consegue se lembrar de nada, nem mesmo de seu nome. Logo ele encontra o corpo de Vincent segurando uma corrente de identificação com o nome "Ark Thompson" gravado. O desmemoriado Ark acredita que o homem seja Ark Thompson, mas antes de certificar se aquele homem estava morto ele é surpreendido por um zumbi. Ele atira até matar o zumbi e foge através dos becos deixando o então inconsciente Vincent para trás. Ark faz seu caminho através da cidade na Ilha Sheena passando por hordas de zumbis enquanto tenta descobrir pistas do que aconteceu, sobre quem ele é e porque esta ali. Passando por uma Igreja, um Restaurante e uma Cinema, ele chega a uma rua vazia com um telefone tocando. Ark atende e ouve uma voz o chamar de Vincent e acusá-lo de assassino antes de desligar.

Enquanto Ark entre em uma casa de jogos Árcade, dois helicópteros a sobrevoam: a Umbrella enviou uma equipe de "Cleaners" (faxineiros), soldados geneticamente melhorados criados para se livrar de testemunhas, B.O.W.'s fugitivas e evidências nos eventos de acidentes nas Fábricas da Umbrella. Estes soldados foram designados devido ao fato de que eles mesmos não deixarem evidencias físicas caso forem mortos, eles literalmente evaporam. Perseguindo Ark como uma testemunha a ser "limpada", os soldados o encurralam no árcade. Simultaneamente, um homem da Biblioteca no outro lado da rua atira em Ark com um Sniper Rifle. Ironicamente, os tiros que eram para assassiná-lo acabam por salvar Ark, livrando-o da dupla de Cleaners. Ark segue para a Biblioteca para confrontar o atirador.


25 de Novembro de 1998
(2:30 da madrugada) RES - Game (data deduzida)

Ark dá de cara com seu acusador na entrada, o zelador Andy, acredita que Ark é Vincent devido ao fato ocorrido duas semanas atrás, já que Andy jamais conhecera pessoalmente o verdadeiro Comandante. Andy diz a Ark que ele é o culpado pelos Cleaners estarem ali, enquanto Ark esta distraído, o zelador foge. Andy atrai Ark para uma armadilha, prendendo-o em prateleiras de livros com um Hunter. O zelador acha este um fim digno de um assassino frio e sanguinário que ele acredita que Ark seja. Ark consegue sobreviver ao ataque do Hunter e deixa a Biblioteca.

[A hora deste acontecimento vem do relógio encontrado no primeiro andar da Biblioteca. Naturalmente o relógio nunca muda pois faz parte do cenário. O ponto chave é que já passa da meia-noite, portanto já é o dia 25 de Novembro.]


(madrugada) RES - Game (data deduzida)

Ark continua sua jornada e passa pelo hospital da cidade, onde uma terceira pessoa que deseja matá-lo o assiste através das câmeras de segurança. Este é Vincent que despertara de sua queda do helicóptero e encontra-se em segurança em seu escritório. De lá ele envia um implacável Tyrant para caçar Ark por toda a ilha.

Enquanto isso Ark toma um atalho através dos esgotos da cidade, onde encontra a sala onde Andy vive. Vasculhando os pertences de Andy ele descobre terríveis coisas sobre o Comandante Vincent. Também encontra uma foto sua que o faz pensar que ele seja Vincent. Repentinamente, o garoto Lott entra na sala e encontra Ark, o garoto pede para que ele não o mate e foge. Ark sai a procura de Lott e chega a prisão da ilha, onde descobre toda a história da rebelião e o assassinato dos jovens prisioneiros pelas mãos do Comandante.

Além da prisão, Ark encontra um caminho para as ruas da cidade, onde ele confronta o Tyrant, fugindo do monstro ele passa por um clube noturno, um armazém e por telhados, sendo seguido pelo Tyrant e por esquadrões de Cleaners. Para escapar ele acaba voltando para o interior dos esgotos, mas lá Andy também não facilita sua vida, o aprisiona em um dos túneis onde dois Aligátores gigantes alterados pelo T-vírus o encurralam. Quase tornando-se refeição dos répteis, Ark consegue escapar dos esgotos, saindo de frente para o prédio da Umbrella de onde a cidade era controlada.

Na entrada, ele começa a recuperar sua memória, lembrando-se de seu encontro com Andy e também com o misterioso homem de branco que ele avistara no beco no início de sua jornada. Em um dos andares do prédio ele encontra o escritório de Vincent, de onde ele espia uma menina nos monitores (Lilly).Explorando o andar, Ark entra em uma sala de computadores onde ele encontra Lilly tocando uma fita de uma conversa telefônica entre Vincent e sua mãe, onde ela pede para que o Comandante parasse com seus terríveis experimentos e voltasse para junto dela. Ark pergunta para a apavorada Lilly quem é ela, mas é surpreendido por Lott que o ataca com um bastão de baseball. As duas crianças fogem, mas ele as persegue deixando o prédio e passando por um grande canal de drenagem infestado por aranhas mutantes (Web Spinners).


25 de Novembro de 1998 (4:05 da madrugada)
RES - Game (data deduzida)

Eventualmente, Ark encontra a casa das crianças, mas somente Lilly estava lá, escondida dentro do guarda-roupa. Ark diz a Lilly para não temê-lo e ela lhe diz que seu irmão foi a fábrica descobrir um modo de escapar. Lilly pede a Ark para salvar Lott, pois eles já perderam seus pais. Ark esta determinado a salvar as crianças para se redimir dos crimes que ele acredita ter cometido. Ele diz a menina para continuar na casa e sai a procura de Lott.

[O hora veio do relógio na sala de estar. Como anteriormente a hora nunca muda por que o relógio é parte do cenário. O ponto de partida é que vai amanhecer em poucas horas.]


(antes do amanhecer) RES - Game (data deduzida)

No fim da rua fora da casa, Ark encontra um bonde que leva para uma montanha. Lutando contra numerosas B.O.W.s que infestam a área, Ark tenta chegar ao topo da montanha, onde ele mais uma vez tem que escapar do Tyrant, passando por um caminho que beira a costa e evadindo-se do Tyrant, Cleaners e muitos Hunters e Lickers fugitivos que escaparam e espalharam-se pela área e eventualmente escalando a montanha para alcançar o topo onde a fábrica é situada.

No topo da montanha ele entra em uma mansão arruinada que camufla a entrada da fábrica subterrânea da Umbrella. Ark ouve um grito de Lott vindo de baixo e entra na fábrica onde ele é encurralado não por um, mas dois Tyrants, o que lhe faz concluir que existam muitas destas criaturas. Escapando de seus caçadores, Ark desce mais profundamente dentro da fábrica passando por diversos laboratórios. Seguindo os gritos de Lott, ele finalmente acha a fábrica de Tyrants. Além da fábrica, Ark chega a tempo de ver Lott caindo da beirada de um corrimão onde ele se pendurara para escapar de um Hunter, Ark mata o monstro e salva Lott. Em gratidão, Lott revela a Ark sua verdadeira identidade. Lott havia fugido de Ark porque acreditava que Ark o mataria por ter contado sobre sua espionagem ao Comandante. Lott também diz que existe uma estação de metro no fundo do edifício e que eles poderiam usá-la para escapar. Ark manda Lott ir buscar Lilly e vai para a estação. Ele finalmente recupera sua memória, lembrando-se que veio a ilha para investigar a pedido de seu amigo Leon S. Kennedy. Neste momento um alto-falante avisa que a seqüência de auto-destruição da ilha havia sido ativada.

Ark encontra um laboratório bem selado onde tem sido desenvolvido um protótipo melhorado do Tyrant. Lendo documentos relativos a esse experimento, Ark sai do laboratório e depara-se com Vincent que quer matá-lo. Porém antes que Vincent possa atirar, ele é atacado por trás. Era a sua própria criação, o protótipo (Phrototype) Tyrant melhorado (Hypnos-T), que havia escapado do laboratório recentemente aberto. Após matar Vincent, a criatura avança para atacar o detetive. Ark atira até derrubar o Hypnos-T, saindo em seguida para se encontrar com Lott e Lilly na estação do metro. Tomando o trem, os três alcançam um heliporto, onde eles preparam o helicóptero. Contudo o Hypnos-T sofreu rápidas mutações e alcançou Ark no heliporto, forçando Ark a confrontá-lo na plataforma de pouso. Após uma batalha brutal, onde o Hypnos-T sofreu outra transformação, o monstro finalmente caiu ao chão permitindo que Ark, Lott e Lilly decolassem com o helicóptero.


25 de Novembro de 1998 (amanhecer)
RES - Final (data deduzida)

Os três tripulantes do helicóptero escapam da Ilha Sheena antes que todo o complexo explodisse. Repentinamente, quando sobrevoavam o oceano, o Hypnos-T revela estar se segurando na parte de baixo do helicóptero e começa a subir em direção a cabine do piloto. Ark arma os mísseis laterais do helicóptero, o primeiro míssil não explode e carrega a criatura a uma distancia segura do helicóptero, Ark dispara o segundo míssil que destrói o Hypnos-T.

Nenhum comentário: