05/12/2011

Cronologia - Parte 1 - Desde a criação da Umbrella até 1997

1939 

RE0 - Old Photograph 


James Marcus, futuro co-fundador da Umbrella Corporation, se forma após o termino de sua faculdade.



1950 - 1960 
CV - Alexander's Memo 
CV - Message to the New Family Master 


Edward Ashford e Ozwell E. Spencer descobrem o "Mother Vírus" e percebem seu grande potencial para o futuro desenvolvimento de armas biológicas. Seguido a isto, eles iniciam um trabalho para criar o que mais tarde seria chamado de T-vírus. Alexander Ashford também começa a seguir as pesquisas de seu pai após se formar em biogenética.

[Spencer ainda estava planejando fundar a Umbrella no tempo da Trevor's Letters (1967),mas o vírus fora descoberto muito antes, bem antes da construção da mansão começar(1962). Alexander estava ajudando com o trabalho de seu pai até começar a trabalhar com o projeto "Veronica" (fim dos anos 60),então considerei que a descoberta e desenvolvimento do Mother Vírus começaram por volta de 10 a 20 anos antes. Eu gosto dessa extensão de tempo porque ela coincide com a paranóia sobre o comunismo nos E.U.A e Europa naquela época,o que incentivou o desenvolvimento de novas armas biológicas.] 



1961 - 1962 

RE3 - City Guide (ano estimado) 


Michael Warren,o futuro prefeito,vem para Raccoon City como um engenheiro. Nos vários anos que se seguem ele trabalha nos sistemas elétricos da cidade e na instalação do bonde.

["Mais de 35 anos atrás" implica não mais que alguns anos anteriores a 1963.]



1963 - 1967 
Trevor's Letters (anos deduzidos) 


Levando cinco anos,uma grande mansão é construída próxima a Raccoon City por Ozwell E. Spencer através de um famoso arquiteto de Nova York,George Trevor. Ele incorpora muitos segredos no interior da construção por ordens de Spencer,e somente os dois sabiam sobre isso.


[Levou cinco anos a construção da mansão.Eu estou certa que os eventos da Trevor's Letters aconteceram logo após a complementação,especialmente porque os telefones ainda não estavam instalados na mansão.]



10 de Novembro de 1967 
Trevor's Letters 
Wesker's Report II parte 1 
RER - "Memórias de Lisa" (Um jornal deixado por alguém) 


A esposa de George Trevor,Jéssica e sua filha de 14 anos Lisa,chegam na propriedade de Spencer,vindos de Nova York depois de terem sido convidados pelo proprietário. George estava muito ocupado,contudo,ele teve que adiar sua chegada por alguns dias. Lisa tocou a Moonlight Sonata para seu anfitrião,e foi bem elogiada. Não muito tempo depois disto,Jéssica e Lisa desapareceram. No mesmo dia uma amostra do Mother Vírus foi injetada no corpo de Lisa.


[Spencer provavelmente não mentiria sobre quando Jéssica e Lisa chegaram,já que Trevor teria como saber quando elas partiram de Nova York e quanto tempo deveriam levar para chegar a propriedade. No Wesker's Report II, Wesker relata que a data em que o "experimento" começou foi esta. Portanto Lisa é infectada com o Mother Vírus provavelmente após o jantar com Spencer e no relato encontrado em RER, Lisa diz estar meio tonta após o tiro que lhe deram.]




13 de Novembro de 1967 
6:00 da tarde 
Trevor's Letters 


Trevor chega na propriede de Spencer e encontra-se com seu anfitrião. Spencer diz a Trevor que sua família tinha partido para visitar sua tia Emma,que tinha inesperadamente adoecido. Trevor está repleto de orgulho em seu trabalho enquanto visita a bela mansão,e ele e eu anfitrião degustam um suntuoso banquete na sala de jantar.


14 de Novembro de 1967 
Trevor's Letters 


Spencer leva Trevor para um tour pela mansão,e para ver sua vasta coleção de raras peças de arte. Spencer diz a Trevor sobre seus planos de fundar uma companhia farmacêutica internacional chamada "Umbrella",e que deseja fazer da residência um balneário para empregados da companhia e seus convidados.


15 de Novembro de 1967 
RER -"Memória de Lisa" (Um jornal deixado por alguém) 


Lisa já sofre os efeitos da infecção pelo Mother Virus. Ela encontra sua mãe que também fora infectada. Agindo de forma grotesca,ela arranca o rosto de sua mãe e prende em seu rosto como uma máscara.


[O file em questão não possui um nome,em RER ele é descrito como "Um jornal deixado por alguém". Porém sabemos que se tratam das memórias de Lisa Trevor,por isso atribuí este titulo a ele.]


17 de Novembro de 1967 
RER -"Memórias de Lisa" (Um jornal deixado por alguém) 


Lisa sente que sua mãe está proxima,mas não a alcança devido a algo que obstrui seu caminho.



18 de Novembro de 1967 
Trevor's Letters 


Trevor começa a se preocupar com sua família e fica desapontado pela falta de telefones. Enquanto explora as redondezas,ele espia a entrada para um túnel no pátio. Ele se pergunta sobre este serviço que não é parte de seu trabalho,mas aparecem repentinamente três homens que lhe forçam a sair dizendo que ele não deveria andar por ai sozinho.


[Estes três homens que Trevor descreve provavelmente são os precursores do que mais tarde serão os Agentes da Umbrella.]



19 de Novembro de 1967 
RER -"Memórias de Lisa" (Um jornal deixado por alguém) 


Lisa acha que seu pai tenha sido atacado antes que sua mãe. Ela encontra algo que a faz pensar que são uma "imitação" de seus pais. Ela encontra sua mãe,que está sofrendo com a infecção do vírus,gritando,mas não se movendo.



20 de Novembro de 1967 
Trevor's Letters 


Trevor encontra uma espingarda quebrada em uma sala,ele se pergunta onde estaria a espingarda que sua esposa deu a Spencer no aniversário dele. Trevor começa a ficar muito preocupado com sua família, mas quando diz a Spencer que ele desejava partir para encontrá-los,Spencer diz que ele estava preocupado desnecessariamente.



21 de Novembro de 1967 
Trevor's Letters 


Após arrumar suas malas, Trevor é levado para uma sala de recepção no andar térreo, que esta repleta de pinturas que representam a vida de um homem do nascimento até a morte. Trevor espera por seu anfitrião em companhia de um dos homens que ele havia visto dias atrás quando estava olhando o pátio. Repentinamente ele diz a Trevor que sua família morreu, então é injetado algo no pescoço de Trevor que faz com que o arquiteto perca a consciência.


24 de Novembro de 1967 

Trevor's Letters 
RER - Trevor's Diary 


Trevor ficou aprisionado por três dias em uma sala repleta de criaturas semelhantes a formigas. Um daqueles homens do pátio lhe trazia comida e disse-lhe que isto estava acontecendo porque queriam manter os segredos da mansão em sigilo. Trevor lembra-se que havia uma rota de fuga nesta sala que foi construída quando ele fez a mansão. Porém ele se pergunta se isto não é somente um mero teste de Spencer para os segredos da mansão. Trevor pensa na forma em que é tratado e se preocupa com sua família.


[São desconhecidas estas criaturas parecidas com formigas que Trevor descreve. Talvez uma das experiências de Spencer com o Mother Virus? Isto me lembra aquelas formigas aladas de CV, mas elas eram geradas pelo T-Veronica Virus. Wesker's Report 2 fala sobre a ocorrência de enxames de insetos nos arredores da propriedade. No Diário de RER a narrativa é diferente da Trevor's Letter, porém algumas idéias são as mesmas.]



26 de Novembro de 1967 
RER - Trevor's Diary 


Trevor perde seu isqueiro. Depois de estar inconsciente, ele achava que sua mulher e filha estivessem na casa de sua tia. Porém começa a recordar-se que ouvira de alguém do laboratório que "boa parte de sua família já ..." Ele esperava que elas estivessem bem.



27 de Novembro de 1967 
Trevor's Letters 
RER - Trevor's Diary 


Trevor escapa da sala, mas não consegue sair da mansão com dezenas de chaves e puzzles. Ele não tinha tempo para procurar pelas chaves que sabia que precisava. Ele tenta se lembrar dos segredos para sua segurança.



28 de Novembro de 1967 
Trevor's Letters 


Enquanto explorava a residência, Trevor encontra um horrível planta mutante preenchendo uma sala inteira.



[Esta não podia ser a Planta 42, já que o T-virus só seria criado trinta anos mais tarde. Evidentemente Spencer e seus comparsas estiveram fazendo experiências botânicas com os vírus deles muito antes do T-virus ser aperfeiçoado. De fato o Plant 42 report (RER) sugere que o T-virus já havia sido testado em plantas anteriormente.]



 30 de Novembro de 1967 
Trevor's Letters 
RER - Family Picture & Notes 


Usando suas memórias do design da mansão, Trevor consegue encontrar uma passagem secreta para dentro de um laboratório nas cavernas abaixo da propriedade. Ele se pergunta se sua esposa e filha foram submetidos ao mesmo destino que ele, convencendo-se que elas conseguiram escapar e que ele faria o mesmo. Spencer decide terminar a "experiência" usando Trevor.


[O file Family Picture & Notes, trazia dados sobre a família Trevor, no entanto é apontada uma ação relacionada a George Trevor como " "terminada em 30 de Novembro". Isto poderia ser a sua morte, mas como seu último registro é escrito em Dezembro, é provável que a data indicava o fim de algum tipo de experiência que estava sendo feita com Trevor.]

04 de Dezembro de 1967 (data deduzida) 

RER - "Memórias de Lisa" (Um Jornal deixado por Alguém) 


Lisa não encontra mais sua mãe. Ela só consegue pensar que sente saudades.


[Este último registro começa com um número 4, mas não diz o mês. Poderia ser 4 de Dezembro, mas ela estava muito desorientada pelo efeito do Mother Vírus para saber a data com certeza. Porém não resisti em incluir isto.]

04 de Dezembro de 1967 (ano deduzido) 

RE0 - Marcus' Diary 1 


Dr. James Marcus e Ozwell E. Spencer, descobrem o vírus "Progenitor" derivado do Mother Vírus descoberto por Spencer e
Edward. Dr. Marcus inicia imediatamente investigações detalhadas sobre o novo vírus.


[Eu deduzi que este fosse o ano, pois ele é compatível com a fundação da Umbrella, consulte a F.A.Q.]



 07 de Dezembro de 1967 
Trevor's Letters 


Trevor finalmente rasteja dentro de uma passagem secreta na mansão, onde ele encontra um tumulo com seu nome gravado nele. Ele percebe que Spencer havia preparado tudo desde o início, para que Trevor alcançasse este ponto sem saída e preparou seu túmulo. Trevor pede perdão a sua esposa e morre.



1968 
RE3 - Mechanic's Memo 


Bondinhos são importados da Europa e instalados em Raccoon City.



23 de Março de 1968 (ano deduzido) 
RE0 - Marcus' Diary 1 


Spencer diz a Marcus que vai abrir uma companhia. Ele não se importa, desde que pudesse continuar pesquisando o Progenitor.


Março - Junho de 1968 
Trevor's Letters (ano estimado) 
CV - Alexander's Memo 
CV - Message to the New Family Master 
2EX - Mother Virus Report 


Para camuflar suas pesquisas em armas biológicas, Edward Ashford e Ozwell E. Spencer fundam a Companhia Umbrella Corporação Farmacêutica, tendo como co-fundador e chefe de pesquisas o Dr. James Marcus.


[Isto aconteceu pouco tempo após a Trevor's Letters, de acordo com ela, Spencer ainda estava planejando fundar a Umbrella. Desde que a mansão já estava construída, eu penso que a Umbrella foi fundada neste ano, mesmo porque ela foi fundada quando Edward era vivo, e do Wesker Report II sabemos que ele morreu em 1968 pouco depois da fundação da Umbrella. (Ver abaixo)]



Julho de 1968 (mês deduzido) 
Wesker's Report II Parte 2 

Morre Edward Ashford, um dos fundadores da Umbrella, pai de Alexander e futuro avô de Alfred e Alexia. 



[Isto deve ter ocorrido não muito tempo após a fundação da Umbrella. Segundo o Wesker's Report II este é o ano e já que passavam 13 anos de sua morte quando Wesker escreveu este relato, Edward deve ter morrido em Julho.]



19 de Agosto de 1968 (ano deduzido) 
RE0 - Marcus' Diary 1 


Spencer insiste em pedir para que Marcus seja o diretor de seu novo centro de treinamento. Marcus pensa nos benefícios que
isto poderia trazer a sua pesquisa.


[Esta insistência de Spencer em fazer de Marcus o diretor do Centro de Treinamento Executivo provavelmente tem relação com a morte de Edward, me parece que este cargo, à principio, seria de Edward, e com sua morte Spencer não tinha outra pessoa de confiança para por no comando de seu Centro de Treinamento . Isto também indica que Spencer não confiava no filho de Edward, Alexander. Este é o primeiro indício da rixa entre os Ashfords e Spencer.]



02 de Setembro de 1968 (ano deduzido)
RE0 - Assistant Director's Diary


Spencer abre seu Centro de Treinamento nas montanhas Arklay nos subúrbios de Raccoon City. Marcus aceita ser o diretor do
centro . O assistente de Marcus acha que a equipe de estagiários que chegou ao centro para serem treinados não passam de um
bando de inúteis. Exceto por dois deles, Albert Wesker e William Birkin, que ele acredita que terão futuro.


[Isto indica que a Umbrella, tem por principio, treinar seus empregados mais importantes desde a infância. Pois no início do Wesker's Report II, (1978) Wesker e Birkin estão com 18 e 16 anos respectivamente. Então, quando entraram para o centro de treinamento (1968) estavam com 8 e 6 anos respectivamente! Deduzi que este era o ano, pois no mês de Agosto, Spencer pediu a Marcus para ser o diretor do centro. E em Setembro, o centro foi aberto e o ano era compatível.]


25 de Setembro de 1968 (ano estimado)

RE0 - Assistant Director's Diary


O assistente do Dr. Marcus observa os promissores estagiários. Nota que Willian é estudioso e Albert é prático, sendo um o
oposto do outro e que estão sempre competindo em tudo que fazem. Porém, percebe algo rude e cruel naqueles dois.


07 de Outubro de 1968 (ano estimado)

RE0 - Assistant Director's Diary


Marcus ordena ao seu assistente que encoraje a rivalidade entre Willian e Albert. O assistente se espanta pois é a primeira
vez desde a abertura do centro, que o Dr. Marcus se interessava por algo que não fosse a sua pesquisa, mas cumpre as ordens.



30 de Novembro de 1968 (ano estimado)

RE0 - Marcus' Diary 1


Dr. Marcus esta irritado com o fato de Spencer achar que a pesquisa no Progenitor esta gastando muito dinheiro. Porém a
influência de Spencer esta crescendo na companhia, e isso poderia ser ruim para sua pesquisa. Marcus pensa em um modo
de fortalecer sua posição para continuar desenvolvendo suas pesquisas.



1968 - 70

Wesker's Report II Parte 2
CV - Alexander's Memo (ano estimado)


Alexander Ashford edifica uma estação avançada de pesquisa na Antarctica onde ele podia trabalhar no Projeto "Veronica" e reviver a glória da família Ashford. O laboratório esta escondido em um terminal de transporte previamente construído pela Umbrella em uma mina abandonada. Alexander estabelece uma luxuosa residência para ele mesmo dentro da base, modelada como a propriedade de Spencer.


[Nesta época eles já tinham nomeado a variação do Mother Virus de T-virus, embora este trabalho ainda não estivesse completo, (Willian Birkin aperfeiçoaria o T-virus).Então surge uma disputa entre Spencer e Ashford, já que a descoberta do Mother Virus é atribuída a Spencer e com a morte de Edward, havia a possibilidade da Umbrella ser toda de Spencer, então Alexander transfere o Projeto "Veronica" para a base na Antarctica para manter segredo. O limite máximo dos anos para isso é 1970, já que Alexander gastou ao menos um ano em suas pesquisas na Antarctica. Note que ele já estava envolvido neste projeto antes de transferi-lo, e isto só pode ter começado após a morte de Trevor em 68, pois Alexander refere-se a mansão de Raccoon City como o legado de Trevor. O sinal mais visível da disputa entre Spencer e Ashford é o fato de Alexander ter copiado os moldes da mansão. O Wesker's Report II atribuía que Alexander iniciou a construção de sua estação de pesquisas no ano da morte de seu pai.]



19 de Setembro de 1969 (ano estimado)

RE0 - Marcus' Diary 1


Dr. Marcus descobre um novo vírus tendo o Progenitor como base e misturando-o ao DNA de sanguessuga. Ele chamou o novo
vírus de "T", de "Tyrant" (Tirano).


[Este T-vírus ainda não estava completo, pois Willian Birkin foi quem o aperfeiçoou. Todavia, os créditos da descoberta são de James Marcus e não de Birkin como todos da Umbrella costumam dizer.]


23 de Outubro de 1969 (ano estimado)

RE0 - Marcus' Diary 1


Dr. Marcus não esperava verdadeiros progressos no experimento em ratos e decide testar o vírus em humanos. Ele usa até funcionários da Umbrella para realizar seus testes.


15 de Novembro de 1969 (ano estimado)

RE0 - Marcus' Diary 1


O Dr. Marcus acha que alguém suspeita de seus experimentos. No entanto acredita que se alguém se aproximasse demais, poderia
acabar "ajudando" em sua pesquisa.


13 de Janeiro de 1970 (ano estimado)

RE0 - Marcus' Diary 1


Dr. Marcus termina o desenvolvimento das Leeches (sanguessugas). Agora ele tinha algo concreto para usar contra Spencer.
Com isso, Marcus pretendia controlar a Umbrella.



31 de Janeiro de 1970 (ano estimado)
RE0 - Marcus' Diary 1


Dr. Marcus percebe que os aparelhos que ela preparou pra proteger sua pesquisa estavam remexidos. Tudo indicava que alguém
viera atrás do "T" e das Leeches. Ele acreditava que isto era trabalho do grupo de Spencer.


11 de Fevereiro de 1970 (ano estimado)

RE0 - Marcus' Diary 1


Dr. Marcus obteve evidências de que alguém estava vagando pela entrada do laboratório. Marcus pensa em uma maneira de lidar
com eles. Pensa em mandar seus estagiários de confiança, Willian Birkin e Albert Wesker, para cuidar do assunto. Marcus
planejava mostrar o "T" na próxima reunião da diretoria, e assim desbancar o Spencer dentro da Umbrella.


[A partir dai, Marcus tornou-se um problema para Spencer, pois sua demonstração deve ter convencido a diretoria da Umbrella, o que lhe deu autonomia para agir sem a supervisão de Spencer.]


Julho de 1971

CV - Code: Veronica Report (ano deduzido)


Após anos de pesquisa, Alexander Ashford descobre o gene que regulava a inteligência humana. Na base da Antarctica, ele pega uma amostra de DNA de sua lendária ancestral Veronica, extrai o gene da inteligência, e implanta-o em um óvulo de uma mãe portadora. Alfred e Alexia nascem. Alfred possui uma inteligência acima da média, mas Alexia é uma verdadeira gênio.


[O número "1971" é o código para abrir a passagem secreta dentro do escritório de Alfred, e como muitas pessoas, ele podia estar usando seu ano de nascimento. No Wesker's Report 2, é dito que uma garota de 10 anos, Alexia, é contratada pela Umbrella em Julho de 1981. Ao menos que ela tenha nascido em Julho de 1971, a idade dela estaria correta. O ruim é que as técnicas básicas de tecnologia molecular que Alexander precisaria não existiam naquela época, mas já que a Umbrella sempre parece estar um passo a frente de sua época, isto é até aceitável. Também o fato, se Alexander usou um único óvulo, Alfred e Alexia são gêmeos monozigóticos (idênticos), e não poderiam ser de sexos opostos. Se você ao jogar CV achou a "imitação" de Alfred passando-se por Alexia muito perfeita, entenderá muito bem o que quero dizer . . .]



03 de Fevereiro de 1978
RE0 - Leech Growth Records



Marcus administra o "t" em 4 sanguessugas e observa suas reações, depois não nota grandes mudanças.



10 de Fevereiro de 1978

RE0 - Leech Growth Records


Após sete dias depois da administração do "t', Marcus observa as sanguessugas crescer dobrando de tamanho com sinais de transformação surgindo. Após isto elas se reproduziram dobrando seu número em uma hora, mas seu apetite selvagem as levou ao canibalismo, Marcus se apressou em aumentar o suprimento alimentar, mas duas foram perdidas.


07 de Março de 1978

RE0 - Leech Growth Records


Marcus alimentou as sanguessugas com comida viva, mas metade delas se perdeu quando a comida se defendeu. Porém as sanguessugas aprenderam com a experiência, e começaram a exibir comportamento de ataque em grupo. Também estão parando com o canibalismo. A evolução delas estava superando as expectativas.


22 de Abril de 1978

RE0 - Leech Growth Records


Marcus observou que as sanguessugas não exibiam mais comportamento individual mesmo quando não estavam se alimentando. Elas moviam-se em coletivo consumindo tudo que Marcus as oferecia.


30 de Abril de 1978

RE0 - Leech Growth Records


Um funcionário tropeçou nos experimentos de Marcus. Ele se perguntou se humanos poderiam ser fonte de alimentação e ficou observando como as sanguessugas responderiam a este fato...



10 de Maio de 1978 (ano estimado)

RE0 - Treatment Plant Manager's Diary


O gerente do Edifício de Tratamento da Umbrella estava preocupado com o material contaminado que estava sendo trazido do centro de treinamento da Umbrella, pois eles não tinham como processar aquele material.


03 de Junho de 1978

RE0 - Leech Growth Records


As sanguessugas estavam imitando Marcus. Ele comemorou o ocorrido, pois elas reconheciam seu criador. Marcus estava determinado a não deixar que ninguém as tirasse dele.


24 de Julho de 1978 (ano deduzida)

RE0 - Treatment Plant Manager's Diary


O Gerente do Edifício de Tratamento percebe que o Centro de Treinamento da Umbrella estava fechando, o que não o surpreendeu
devido a forma demasiada com que o centro foi usado. Porém, ele achou que foi muito cedo, parecia que ninguém ligava para o centro até aquele momento, mas ele não se importava com o que fizessem desde que ele saísse dali.


29 de Julho de 1978

Wesker's Report II Parte 1


O Centro de Treinamento Executivo da Umbrella é fechado e dois estagiários de lá são nomeados Pesquisadores Chefes e são transferidos para o centro de pesquisa na mansão de Spencer. Eles são Albert Wesker e Willian Birkin.


[A data vem do Wesker's Report 2 ("dois dias antes" de 31 de Julho).]


31 de Julho de 1978

Wesker's Report II Parte 1


Albert Wesker e William Birkin chegam ao centro de pesquisas de Arklay, localizado sob a fachada da mansão de Spencer. Wesker tinha então 18 anos e Birkin 16 anos. Eles conhecem o encarregado do laboratório, e recebem uma amostra do vírus Ebola. Birkin planeja criar o T-vírus combinando os genes do Ebola ao Mother Vírus. Eles conhecem Lisa Trevor, a cobaia feminina de testes que estava lá desde a criação da mansão. T-Vírus experimentais eram testados nela há 10 anos.


Julho de 1981

CV - Newspaper Clip
Wesker's Report II Parte 2


A garota gênio de dez anos Alexia Ashford formou-se como a primeira da classe em uma universidade de muito prestígio, e lhe é oferecida uma posição de chefe de pesquisa para a Umbrella Inc.


[O ano segundo Wesker é 1981. Já o mês de Julho é por coincidir com o verão, já que é nesta época que a maioria das faculdades do hemisfério norte realizam as formaturas .]


27 de Julho de 1981

Wesker's Report II Parte 2


Alexia vem ao centro de pesquisas de Arklay. Ela é a nova Chefe de Pesquisas, o que deixou Birkin muito incomodado. Nos três anos que se seguem, a pesquisa entra na faze dois, Wesker e Birkin desenvolvem o T-Vírus "Zumbi", criando o efeito de mortos-vivos. Também desenvolvem o Hunter, mas este projeto teve de ser pausado para poupar cobaias. O projeto não obtinha muito sucesso e as cobaias morriam muito depressa. Só Lisa, a cobaia feminina, com 28 anos, ainda continuava viva. O segredo de sua sobrevivência ainda era um mistério para Wesker e Birkin.



08 de Dezembro de 1981

CV - Game (ano estimado)


A base de treinamento militar na ilha Rockfort é completada.


[Um puzzle em CV revela que a base foi completada em 8 de Dezembro, mas não havia ano. Eu estou considerando que se Alexia começou a trabalhar para Umbrella em 1981, talvez Alfred tenha iniciado seu treinamento militar na base por volta do mesmo ano. Concordo que isto é meio complicado já que não pode ser considerado totalmente verídico, eu não incluiria alguma coisa tão incerta na linha no tempo, mas não pude resistir já que tinha o exato dia e mês.]


1981 - 1982

RE1/RER - Manual (ano estimado)


O futuro membro dos S.T.A.R.S., Barry Burton inicia sua carreira nas forças da lei e junta-se a equipe da S.W.A.T.


[De acordo com sua biografia, Barry tem "mais de 16 anos de experiência." Julho de 1982 é a última data possível para ele ter se integrado a S.W.A.T., e se ele começou antes de Julho de 81, eles deveriam ter dito "17 anos"]


30 de Janeiro de 1983

CV - Alfred's Diary


Alfred Ashford descobre um corredor secreto na base da Umbrella na Antarctica que leva a uma sala onde os segredos da família Ashford são mantidos. Ele não tinha idéia do que estava lá trás. Para abrir a porta, ele precisava obter de alguma forma a jóia de seu pai, que deveria ser usada em conjunto com as jóias dele e de sua irmã.


17 de Fevereiro de 1983

CV - Alfred's Diary


Alfred finalmente consegue entrar na sala secreta na base da Antarctica, onde ele encontra as anotações das pesquisas de seu pai, e o segredo por trás da concepção dos gêmeos Ashford.


03 de Março de 1983

CV - Alfred's Diary
CV -Research Report on Queen Ant


Alfred e Alexia Ashford desenvolvem o primeiro experimento em corpo humano usando um novo vírus desenvolvido por Alexia, que combinava o Mother Virus com um antigo vírus extraído de uma formiga-rainha. Eles injetaram este novo vírus no corpo de seu próprio pai, Alexander, tomando cuidado para que o mordomo da família, Scott Harman, não descobrisse a verdade.


03 de Março - 22 de Abril de 1983

CV - Research Report on Queen Ant (data estimada)


Sob os efeitos do vírus injetado por Alexia, Alexander Ashford transforma-se em uma criatura insana (Nosferatu). Alexia descobre que o corpo do monstro produz uma toxina incomum ( nem erva azul tem efeito contra ela), então Alexia desenvolve um antídoto para o caso do monstro escapar. Alexia percebe que seu novo vírus tem um grande potencial e decide nomeá-lo de "T-Veronica vírus".


[Isto aconteceu após Alexander ter sido injetado com o virus no dia 03 de Março. No entanto os gêmeos escreveram a falha do experimento no dia 22 de Abril.]



22 de Abril de 1983
CV - Alfred's Diary
CV - Virus Research Report


O experimento dos irmão Ashford revela ser uma falha completa. Eles prendem seu pai insano (Nosferatu) em uma cela nas profundezas da base da Antarctica. Contudo Alexia entende as razões para seu fracasso e decide conduzir o experimento em si mesma. Ele pretende injetar o vírus em seu corpo e congelar-se em um estado de sono profundo por quinze anos para assim desviar das mesmas mutações que afligiram seu pai.



27 de Dezembro de 1983

CV - Alfred's Diary (mês estimado)
CV - Virus Research Report
Wesker's Report II Parte 3


Alexia injeta o T-Veronica em si mesma e congela-se em uma cápsula no nível subterrâneo da base da Antarctica, confiando sua segurança a seu fiel irmão. Para os demais empregados da Umbrella, a notícia que corria era que Alexia havia morrido.


[Nunca é relatado a exata data de quando Alexia se congelou. Se deveriam ser exatos 15 anos, ela deve ter se congelado no dia 27 de Dezembro, já que é data de quando ela acordou em CV. Na terceira parte do Relatório de Wesker, é recebida a notícia que Alexia morreu 3 dias após esta data, (ver abaixo) logo a estimativa é lógica.]



31 de Dezembro de 1983
Wesker's Report II Parte 3



Chegam rumores ao centro de Arklay, que Alexia havia morrido vítima de sua mais recente descoberta: o T-Veronica Vírus. Boatos dizem que ela injetou o vírus em si mesma. Wesker no entanto acha que ela possa ter tido um acidente por estar abalada pelo recente desaparecimento de seu pai. Wesker cogita a possibilidade de se obter uma amostra do T-Veronica, mas Birkin não concorda. Wesker continua suas investigações as escuras. No entanto ele passou a se preocupar com o fato de que a localização do centro de Arklay, favoreceria uma epidemia de âmbito talvez mundial se um vazamento de vírus ocorresse. Wesker fica motivado a descobrir as reais intenções de Spencer, pensa até em deixar sua posição de pesquisador, mas resolve manter sua intenções em segredo. Birkin continua sem obter grandes progressos e Lisa é esquecida por não ser mais útil aos experimentos.


[Wesker menciona que Edward desapareceu no ano anterior, porém sabemos que o experimento que Alexia realizou em seu pai foi a poucos meses atrás (veja acima). Então é provável que ele foi dado por desaparecido desde sua última aparição, e já que ele devia ficar muito tempo na sua base na Antártica, pode ser que há muito tempo ele não saia de lá, por isso Wesker diz que ele está desaparecido desde o ano anterior.]



1984

RE3 - game


Um herói da segunda guerra mundial, Don M. Joe morre. Ele era natural de Raccoon City e serviu a marinha americana.


[Isto é totalmente irrelevante para a história da série. A placa próxima a fonte em Raccoon City downtown tem as inscrições: "Don M. Joe, RC US Navy, World War 2, {1920 - 1984}." Isto é impossível de ler sem tirar uma foto da cena e ampliar. Eu retirei esta informação do manual oficial Resident Evil 3 Nemesis Perfect Guide, publicado nos E.U.A.]



Janeiro de 1987

RE3 - City Guide (ano deduzido)


Michael Warren torna-se o prefeito de Raccoon City pela primeira vez.


[1992 foi seu 5º ano como prefeito. Eu imagino que seu mandato tenha começado em Janeiro, já que os candidatos eleitos sempre tomam posse no começo do ano.]


1 de Julho de 1988

Wesker's Report II Parte 4


Completaram 11 anos que Wesker e Birkin estão em Arklay. Birkin havia se casado e tinha uma filha de 2 anos. Após 10 anos, a pesquisa alcançou o terceiro estágio. Era o início do projeto Tyrant. Mesmo antes de começarem a pesquisa, já haviam atingido um obstáculo. Neste momento outro local da Europa já havia atingido o terceiro estágio. Era chamado de "Programa Nemesis". Mesmo a contra-gosto de Birkin, Wesker deu um jeito de obter um protótipo não acabado do parasita Nemesis. Com as tentativas de prolongar o tempo de vida dos hospedeiros fracassando, eles decidem testá-lo em Lisa. Se ela morresse, pelo menos não perderiam nada. Porém ela sobreviveu, o parasita Nemesis que tentou entrar em seu cérebro desapareceu. Só Birkin percebeu o que acontecia. Havia algo nela. Algo novo que desviava do plano T-vírus. Era início do plano G-vírus.

23 de Julho de 1988 (data deduzida)

RE0 - Flashback
Mother Vírus Report


Spencer quer se livrar do chefe de pesquisas Dr. James Marcus, pois ele esta abusando de seu poder. No Centro de Treinamento não muito longe da mansão de Spencer, ele tem alcançado grandes feitos na pesquisa do vírus Progenitor. Spencer então incumbe Wesker e Birkin, os únicos em quem Marcus confiava, de conspirarem contra ele. Os dois enviam agentes da Umbrella que assassinam o Dr. Marcus. Os dois fazem questão de vê-lo morrer e roubam sua pesquisas. Willian Birkin é agora o novo chefe geral das pesquisas no T-vírus.


[Marcus inicia sua vingança em massa contra a Umbrella no dia 23 de Julho de 1998 e mais tarde ele diz que foi morto a 10 anos atrás, se ele foi exato na data, o dia de sua morte só pode ter sido este. O estranho, é que nada foi mencionado sobre o Dr. Marcus desde o último registro em seu diário a dez anos atrás, isto claramente indica a reclusão em que ele se manteve enquanto pesquisava suas Leeches.]


1991

Wesker's Report II Parte 5


Spencer aprova o inicio do projeto G-vírus, Birkin deixa Arklay e transfere-se para o enorme centro de pesquisas subterrâneo que fora construído em Raccoon City. Este era o laboratório principal da pesquisa do G-vírus. Com a aprovação do projeto, Wesker pede transferência para a seção de Informações da Umbrella. Seu pedido é prontamente atendido, aliás o projeto G-vírus, havia alcançado um nível muito superior a suas habilidades.


[Eu tomei este como o ano em que ambos deixaram de agir em Arklay pelo fato de Wesker relatar na última parte do seu relatório "4 anos que eu havia deixado o Centro de Pesquisas de Arklay. 4 anos atrás, quando o plano G-Vírus proposto por Birkin foi aprovado, eu pedi transferência para a seção de informações" 1991 são 4 anos antes de 1995.]


1992

RE3 - City Guide


Sob o governo de Michael Warren e com fundos fornecidos pela Umbrella, Raccoon City edifica um novo hospital e reforma o prédio municipal. O prefeito é homenageado com uma estátua, que foi colocada no pátio do prédio municipal.


[Início da parceria da Umbrella com a prefeitura. Neste momento a corporação inicia sua influência sobre a cidade. Convém lembrar que no ano anterior, foi iniciada a pesquisa do G-vírus no laboratório abaixo da cidade. Isto justificaria o interesse da Umbrella em controlar a cidade para encobrir suas ações.]


1993

RE2 - Federal Police Dept. Internal Investigation Report


O chefe do R.P.D. (Departamento de Polícia de Raccoon) Brian Irons começa a receber subornos da Umbrella Inc.

[Mais uma evidência de que a Umbrella começou a controlar a cidade]


1994

CV - Secretary's Note


Robert Dorson inicia seu trabalho como secretário particular de Alfred Ashford na Ilha Rockfort.


1995

RE1/RER - manual (ano estimado)


Futuro membro dos S.T.A.R.S.; Chris Redfield une-se a força aérea americana.


[De acordo com sua biografia Chris tem 25 anos. Em CV nós sabemos que ele pode pilotar jatos de guerra (caças), o que indica que ele foi piloto quando era militar. Na Força Aérea americana todos pilotos são oficiais, e todos os oficiais são educados em colégio militar. Então, salvo improváveis circunstâncias, Chris deveria ter sido um prodígio assim como Alexia, pois teria de ter se formado no colégio militar com idade de 10 anos, ele provavelmente juntou-se aos militares com 22 anos. Contudo de acordo com a novela Biohazard The Beginning, Chris não foi ao colégio. Mas como esse fatos só dizem respeito ao RE1 original, eu me preocupei somente com os fatos referentes ao RE Rebirth, então não considerei a novela. É provável que a causa da expulsão de Chris da força aérea esteja relacionada com alguma irregularidade acadêmica, provavelmente ele mentiu sobre sua escolaridade.]


31 de Julho de 1995

Wesker's Report II Parte 5


Descobriu-se que o T-Vírus tinha muitos atributos similares do G. Já havia sido observado que a estrutura genética de uma das armas biológicas vivas (uma pessoa infectada pelo T-Vírus), quando colocada numa situação especial, "mudava" continuamente.
Mas para que essa mudança ocorra é necessário usar outros estímulos como um catalisador. E pode-se vagamente prever que mudanças vão ocorrer. Porém este método era superado pelo G. Wesker e Birkin se reencontram depois de 4 anos que haviam partido de Arklay. É uma visita de rotina pois ambos não são mais atribuídos a este centro de pesquisas. Após 4 anos na seção de Informações, Wesker não havia descoberto os planos de Spencer. E Spencer parou de vir à Arklay. Era como se algo que Spencer ansiosamente esperara começasse a acontecer. O novo pesquisador chefe de Arklay; John, recebeu os dois. O assunto era a destruição da cobaia feminina Lisa. Ela tornara-se um problema e não era mais útil. Após 3 dias de constante checagem e confirmação de sua morte, seu corpo foi levado para algum lugar. Nem Wesker, nem Birkin jamais souberam quem era ela e por que fora trazida. Wesker deixou o centro pensando na "contribuição" que ela fora para a pesquisa e se perguntava quanto disto fazia parte do plano de Spencer.


[Os atributos que o T-vírus apresentaram semelhantes ao G, soam como a criação dos primeiros Lickers. Este fim do relatório indicava o fim das ações de Wesker em Arklay. Agora na seção de Informações é certo que Wesker tenha ingressado na polícia de Raccoon como um agente duplo para no ano seguinte fundar os S.T.A.R.S (veja abaixo).]



1996
RER - manual (ano estimado)


O Tático Especial e Serviço de Resgate (S.T.A.R.S.) é fundado em Raccoon City por Albert Wesker, que agora faz parte do Departamento de Polícia de Raccoon (R.P.D.).


[Sabemos que este é o ano da fundação dos S.T.A.R.S., e como Wesker deixou Arklay no ano anterior, é certo que também nesta época ele entrou na polícia. Pode parecer que foi muito fácil para ele chegar e já formar uma equipe de elite, mas convém lembrar que o chefe do R.P.D. Brian Irons, já era subornado pela Umbrella desde 1993 (veja acima). O que facilitou o recrutamento de Wesker e sua rápida promoção para capitão.]


Primeiro semestre de 1997

RE0 - Flashback


O tenente Billy Coen dos fuzileiros americanos e sua unidade são enviados para um missão na África. Eles interfeririam em um conflito que estava ocorrendo lá, onde novas armas biológicas estavam sendo empregadas. Eles deveriam localizar e destruir um esconderijo de uma "força gorila". Sua equipe foi dizimada pelas criaturas e outros morreram por terem adoecido. No final só 4 deles restaram. A informação estava errada, ao invés do esconderijo, eles encontraram uma vila de inocentes. Seu superior ordenou a execução daquelas pessoas, mas Billy foi contra. Os dois tiveram uma luta e Billy foi enviado a corte marcial.


[Esta missão de Billy aponta que as armas biológicas desenvolvidas pela Umbrella já eram empregadas em combate. Esta "força gorila" de que ele fala, parece ser aqueles macacos de RE0.]

Um comentário: